Com estreia online, Cineclube Nem Um Poço a Mais faz parte da programação da Semana Sem Petróleo, de 1 a 7 de setembro

Um cineclube dedicado a visibilizar e aprofundar o debate sobre os impactos socioambientais do petróleo e gás e a necessidade de construir alternativas para uma sociedade pós-petroleira. Essa é a proposta do Cineclube Nem Um Poço a Mais, que faz sua estreia em modo online durante a IV Semana Sem Petróleo, que acontece entre 1 e 7 de setembro, com mais de 60 atividades.

Ao todo serão exibidos 15 filmes sobre o tema, divididos em sete sessões, sendo quatro delas seguidas de debate com convidados. Em cartaz estão obras diversas que abordam os conflitos com comunidades tradicionais nos territórios de extração petrolífera, os impactos do petróleo e derivados como o plásticos e os caminhos e alternativas para superar a petrodependência.

A estreia será na quarta-feira (2), às 20h, com a exibição de O Poder da Comunidade, filme que mostra como Cuba conseguiu superar a crise que levou à escassez de petróleo diante do fim da União Soviética, revendo políticas e apostando na articulação comunitária. A mesma sessão terá também exibição do curta-metragem Notícia da Cultura de Consumo, de Thiago Pindaíba e será seguida de debate com a cientista política Lara Sartório, doutoranda e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Netsal-Uerj) e do escritor e dramaturgo Wilson Coêlho, presidente da Associação Capixaba de Escritores (ACE). A mediação será de Vitor Taveira, integrante do Cineclube El Caracol e vice-presidente da Organização dos Cineclubes Capixabas (Occa).

No dia seguinte, quinta-feira, ao meio-dia, após debate do Seminário da Campanha Nem Um Poço a Mais, será realizada uma exibição de curta-metragens sobre os abusos cometidos pela empresa Shell no mundo, promovido pelas organizações holandesas MilieuDefensie e Shell Must Fall.

À noite, 20h, o tema será o Brasil, com a exibição do documentário Território Suape, que relata as desigualdades do complexo portuário e industrial localizado nas região metropolitana de Recife (PE), contando com debate com os diretores da obra e representante do Fórum Suape.

“Socialismo limpo, capitalismo sujeira” é o nome do filme dirigido por Gilberto Felisberto e Bruno Abdias, que será exibido na sexta-feira (4), às 20h. A obra entrevista e acompanha o pensamento do cientista brasileiro Bautista Vidal, defensor das energias renováveis como alternativa para o país. Depois do filme haverá debate com Caio Plessmann, do CPC da Umes, que produziu a obra, e Marcelo Calazans, sociólogo da Fase-ES.

Uma das grandes atrações será o filme A História do Plástico, lançado recentemente, e que poderá ser assistido nos dias prévios ao debate que acontece no sábado (5), às 20h, com JP Amaral do grupo Criança e Consumo e Instituto Alana e Galdene dos Santos, do Movimento Nacional de Direitos Humanos no Espírito Santo (MNDH/ES) e mediação de Daniela Meirelles (FASE-ES). Esta sessão terá apenas debate, sendo que o filme deverá ser assistido previamente em endereço informado pela organização do cineclube, disponível na página oficial.

O encerramento da temporada de filmes do Cineclube Nem Um Poço a Mais será com duas sessões de exibições no domingo (6). A primeira, às 18h, terá em cartaz o videoclipe Xingu, os documentários Mulheres das Águas, Basta de Contaminação na Ilha de Maré e Seu Corumba, o Sheik Pobre. Finalizando as exibições, às 20h serão exibidos Vento Forte, sobre o impacto dos grandes empreendimentos industriais para os pescadores artesanais, e Nem Um Poço a Mais, que aborda os problemas ocasionados pela exploração petrolífera no estado do Espírito Santo, um dos maiores extratores e óleo e gás no país.

Confira a programação completa, link de acessos, informações, imagens e sinopse de cada filme no site https://areaslivresdepetroleo.org/sobre/ivsemanasempetroleo/cineclube-nem-um-poco-a-mais/