Confira dicas sobre a prática da compostagem em oficina de Juan Felipe Barrios e Valeria Alban

Na primeira oficina da IV Semana Sem Petróleo, o assunto foi a compostagem. Você sabe o que é? Conhecida como “reciclagem de resíduos orgânicos”, a compostagem nada mais é do que um processo que acelera a decomposição da matéria orgânica, como restos de alimentos, e que permite sua transformação em adubo natural. O gestor ambiental colombiano Juan Felipe Barrios Lopez, radicado no Brasil, falou sobre o assunto na oficina Compostagem – substrato para humanos, que contou com participação da engenheira ambiental Valéria Alban, também colombiana.

Juan apresentou quatro tipos principais de compostagem: a convencional, que aproveita resíduos vegetais; a “vermicompostagem”, que usa minhocas e vermes no processo; a chamada compostagem takakura, que lança mão de inoculantes à base de microorganismos; e a compostagem seca, que é mais simples e praticamente não demanda nenhum recurso externo.

“Cada uma dessas técnicas tem vantagens e desvantagens. Assim, nós aportamos nutrientes, matéria orgânica. Esse aproveitamento de resíduos se transforma em terra, solo, substrato rico. E esse solo que dá vida a uma árvore, a uma semente”, destaca Juan, lembrando que a compostagem pode ser feita de forma caseira e individual.

Para conhecer mais sobre o assunto, e entender o processo de compostagem, é só assistir a oficina, disponível na íntegra pelo YouTube!