CPI do Óleo na praia termina em pizza (tóxica)

cpi_Inês Campelo

Um dos mais graves crimes socioambientais dos últimos anos, o derramamento de óleo de origem desconhecida que atingiu o litoral do Nordeste e parte do Norte e Sudeste brasileiros em 2019. Foram 130 municípios afetados em 11 estados. O acontecimento virou alvo de investigação por uma Comissão Parlamentar de Inquérito, conhecida como CPI do Óleo, criada em novembro do mesmo ano na Câmara Federal. Porém, o prazo terminou e não foi renovado após articulação do governo federal com o chamado bloco do “centrão” no Congresso Nacional. “Um crime sem culpados nem punições agora é também um crime que sequer será investigado por parlamentares”, questionou o jornal pernambucano Marco Zero. “A forma como o governo Bolsonaro e seus aliados trataram o maior derramamento de petróleo da história do Atlântico Sul é mais uma prova da vergonhosa política ambiental do Brasil”.

18 de maio de 2021
Compartilhe!
Foto: Inês Campelo/MZ Conteúdo

Foto: Inês Campelo/MZ Conteúdo

Um dos mais graves crimes socioambientais dos últimos anos, o derramamento de óleo de origem desconhecida atingiu o litoral do Nordeste e parte do Norte e Sudeste brasileiros em 2019. Foram 130 municípios afetados em 11 estados. O acontecimento virou alvo de investigação por uma Comissão Parlamentar de Inquérito, conhecida como CPI do Óleo, criada em novembro do mesmo ano na Câmara Federal. Porém, o prazo terminou e não foi renovado após articulação do governo federal com o chamado bloco do “centrão” no Congresso Nacional. “Um crime sem culpados nem punições agora é também um crime que sequer será investigado por parlamentares”, questionou o jornal pernambucano Marco Zero. “A forma como o governo Bolsonaro e seus aliados trataram o maior derramamento de petróleo da história do Atlântico Sul é mais uma prova da vergonhosa política ambiental do Brasil”.

Leia a matéria completa aqui: https://marcozero.org/como-a-boiada-bolsonarista-soterrou-a-cpi-do-oleo/

A questão também foi tema de um debate realizado durante a IV Semana Sem Petróleo, com convidados de vários estados do Brasil.

 

Últimas noticías

Noticias relacionadas