Editorial: Somos todos petrodependentes? Até quando?

imagem_campanha_peq

A dependência ao petróleo se alastra como uma epidemia social, nos tornando cúmplices de um genocídio socio ambiental. Para cada facilidade urbana proporcionada pela exploração do petróleo, atingimos algum grupo social ou um ecossistema. Os dutos que transportam o gás de cozinha que utilizamos para fazer receitas maravilhosas, provocam acidentes (às vezes fatais) nas comunidades quilombolas, poluem seus mananciais com vazamentos, transformam a paisagem silvestre em paisagem industrial.

11 de maio de 2021
Compartilhe!

A dependência ao petróleo se alastra como uma epidemia social, nos tornando cúmplices de um genocídio socioambiental. Para cada facilidade urbana proporcionada pela exploração do petróleo, atingimos algum grupo social ou um ecossistema.

Os dutos que transportam o gás de cozinha que utilizamos para fazer receitas maravilhosas em nossas casas na cidade, provocam acidentes, às vezes fatais, nas comunidades tradicionais, poluem seus mananciais com vazamentos, transformam a paisagem silvestre em paisagem industrial. A gasolina que move nossos carros de alta potência é fruto de um processo violento de extração, que contamina mares, territórios agricultáveis e água potável através de seus poços profundos, que permanecem poluindo, mesmo depois de inutilizados. O plástico que utilizamos para ensacar nossos alimentos, nossos produtos de higiene e nosso lixo é produzido ao custo da contaminação de territórios de pesca de comunidades tradicionais, dos rios e mares.

Estamos comendo peixes e mariscos contaminados pela indústria petroquímica, mas fingimos não ver para que nossos pratos favoritos não sejam comprometidos. Fechamos nossos olhos para os males causados pelos agrotóxicos (produzidos com derivados de petróleo), por que ainda persiste o mito de que alimentos orgânicos são mais caros e mais feios.

A petrodependência está nos conduzindo para um abismo, mas preferimos acreditar que sem o petróleo não conseguiremos sobreviver. É o que querem que acreditemos. Depende de nós romper com a petrodependência e ousar imaginar um mundo sem ela!

Nem um poço a mais! Nem um porto a mais!

Para saber mais sobre petrodependência:

Últimas noticías

Noticias relacionadas