Julho Sem Plástico

julho_sem_plastico_instagram

Durante um mês, várias pessoas e entidades realizam há 10 anos a campanha Julho Sem Plástico, buscando conscientizar sobre as alternativas ao uso desse material quase onipresente e que gera impactos ambientais imensos no planeta.

8 de julho de 2021
Compartilhe!

Ele está em toda parte. Parece difícil imaginar um mundo e uma vida sem plástico. Mas o primeiro passo é mesmo imaginar. O segundo, poder ser tentar reduzir ou deixar de usar. Desde 2011, acontece anualmente a campanha Julho Sem Plástico, impulsionada na Austrália mas que ganhou apoiadores em todo o mudo.

No Brasil, diversas pessoas e organizações têm se mobilizado, sobretudo a partir das redes sociais, para divulgar alternativas ao uso excessivo e desnecessário de plástico no nosso cotidiano, que podem ser vistas nas redes buscando pela hastag #julhosemplastico. Claro, a ideia não é apenas reduzir esse uso em julho, mas sim durante esse mês começar novas mudanças, evitando o plástico daqui para frente.

O Brasil é o quinto país que mais gera lixo no mundo, boa parte dele formado por plástico. Porém, apenas 3% dos resíduos são reciclados O desafio, portanto, não é apenas individual, mas coletivo, envolvendo responsabilidades das pessoas, empresas e do poder público.

Vale pensar nos 4 R’s da sustentabilidade: Reduzir, ou seja, diminuir o consumo e o desperdício quando possível do que não faz bem a você e ao planeta, especialmente aquilo que não pode ser reciclado; Reutilizar, ampliando a vida útil de materiais e produtos antes de decartá-los; Reciclar, que pode ser feito com a destinação dos resíduos orgânicos para compostagem e dos inorgânicos para associações de catadores ou similares; e também Repensar, revendo seus valores, costumes e atitudes.

Site oficial (em inglês): https://www.instagram.com/plasticfreejuly/
Página no Instagram em português: https://www.instagram.com/explore/tags/julhosemplastico/

Últimas noticías

Noticias relacionadas