Resistência por Mar Livre de Petroleiras na Argentina cresce

Foto divulgação opsur do protesto por um Mar Livre de Petroleiras no dia 07 de agosto

No último ano, petroleiras tentam começar a expansão para a exploração offshore no mar Argentino. Todos sabem que a exploração petroleira precisa acabar, ninguém duvida dos riscos e consequências destas atividades, mas as empresas insistem em querer continuar expandindo. O Mar del Plata diz não às petroleiras! Confira as mobilizações locais que ocorreram na região em agosto para garantir que o petróleo continue em paz debaixo do subsolo.

4 de setembro de 2021
Compartilhe!

Foto divulgação OPSur do protesto por um Mar Livre de Petroleiras no dia 07 de Agosto

Quando a exploração de petróleo no mar no Brasil começou, na década de 1960, pouco se falava sobre os riscos e consequências daquelas atividades. Apesar de óbvios para os pescadores que vivenciaram as sísmicas e todos os testes de perfuração com vazamentos, não existia espaço na opinião pública para o debate e questionamentos durante a ditadura militar e o consenso científico da importância da descoberta e exploração de petróleo e gás para o desenvolvimento de um país.

Em 2021 a situação já é bastante diferente. Recentemente, em julho deste ano, assistimos assustados ao mar pegando fogo no golfo do México, em 2019 a chegada do petróleo nas praias do litoral brasileiro, e a violação de direitos constantes de pescadoras e pescadores artesanais. O consenso científico hoje é que a queima de combustíveis fósseis precisa acabar, chegou a hora de fazer a transição energética e abandonar de uma vez por todas a exploração de petróleo.

Ainda assim, a indústria petroleira se recusa a aceitar o início do fim dos seus lucros exorbitantes em cima da natureza e dos seres humanos: ela ainda está expandindo.

Em 2019, quando Equinor obteve a permissão do governo Argentino para buscar petróleo no mar em frente às províncias de Terra del Fuego, que pescadoras e pescadores da região, junto a moradores, começaram a se organizar para barrar o avanço petroleiro.

Confira aqui o protesto do grupo Assembléia por um Mar Livre de Petroleiras do dia 16 de julho:

https://www.facebook.com/430245083757435/videos/4124257831023462

O turismo e a pesca, principais atividades da região, serão diretamente afetadas, sabemos que estas atividades são totalmente incompatíveis e não podem conviver!

No dia 7 de agosto, a Rádio Comunitária La Revuelta conduziu um programa especial desde o acostamento portuário por um Mar Livre de Petroleiras com panfletagem, entrevistas ao vivo e participação de ativistas internacionais para discutir as consequências nos países onde as plataformas foram instaladas, como Colômbia e Brasil.

A equipe da Rádio La Revuelta conversou com membros da União Argentina de Pescadores Artesanais, uma das atividades econômicas que seriam afetadas pelo projeto, o Observatorio Petrolero Sur da Argentina, o Censat Agua Viva da Colômbia, a FASE do Brasil e a Assembleia por um Mar Livre de Petroleiras que se organiza contra a exploração offshore na costa de Buenos Aires.

Já se sabem todas as consequências inevitáveis da exploração de petróleo no mar ou em terra, nenhum momento foi mais favorável para barrar um investimento petroleiro antes que ele acontecesse do que hoje e agora.

O Mar del Plata diz não às petroleiras!

Últimas noticías

Noticias relacionadas