Uma das maiores refinarias de petróleo do Brasil completa 60 anos provocando mais estragos do que nunca

Seminário Nem Um Poço a Mais - Painel 2: Poluição, danos à saúde e acidentes ampliados: o caso REDUC (RJ)   Com Sebastião Braga (SCC/FAPP - BG/RJ), Sebastião F. Raulino (FAPP - BG/RJ, Pastoral do Meio Ambiente e RBJA), Marlúcia Santos de Souza (FAPP-BG/RJ), Andressa Delbons (Sindipetro Caxias). Mediação de Leila Salles (FAPP - BG/RJ)[...]

11 de maio de 2021
Compartilhe!

Seminário Nem Um Poço a Mais – Painel 2: Poluição, danos à saúde e acidentes ampliados: o caso REDUC (RJ)

 

Com Sebastião Braga (SCC/FAPP – BG/RJ), Sebastião F. Raulino (FAPP – BG/RJ, Pastoral do Meio Ambiente e RBJA), Marlúcia Santos de Souza (FAPP-BG/RJ), Andressa Delbons (Sindipetro Caxias).

Mediação de Leila Salles (FAPP – BG/RJ)

Não é nada fácil a vida no entorno de uma grande refinaria de petróleo, como a REDUC, Refinaria Duque de Caxias, da Petrobras, no Rio de Janeiro. Explosões históricas, vazamentos, contaminação e falta de água e esgoto, poluição do ar, enchentes, falta de políticas sociais, ambientais e infraestrutura urbana.

A população recebe os principais danos e pouco participa na divisão da renda proveniente da REDUC, principalmente as parcelas mais empobrecidas e as mulheres. Ao mesmo tempo, um processo radical de precarização do trabalho, aguçado com as terceirizações e privatização da Petrobras no atual governo.

O painel 2 reúne lideranças sindicais e de organizações da sociedade civil da região, organizadas no Forum dos Afetados por Petróleo e Petroquímica da Baía de Guanabara (FAPP-BG), no Rio de Janeiro.

Últimas noticías

Noticias relacionadas