Semana Sem Petróleo divulga sua programação com foco nas crianças

WhatsApp Image 2020-08-25 at 11.19.52(2)

Foto: Território do Brincar

Em meio a mais de 60 atividades online, que serão realizadas de 1 a 7 de setembro, a IV Semana Sem Petróleo também contempla o público infantil, oferecendo oficinas e contação de histórias, apostando na educação ambiental de forma lúdica e divertida. A despetrolização da humanidade é uma missão nada fácil, visto que o petróleo[...]

26 de agosto de 2020
Compartilhe!

Em meio a mais de 60 atividades online, que serão realizadas de 1 a 7 de setembro, a IV Semana Sem Petróleo também contempla o público infantil, oferecendo oficinas e contação de histórias, apostando na educação ambiental de forma lúdica e divertida.

A despetrolização da humanidade é uma missão nada fácil, visto que o petróleo passou a ocupar cada espaço desta sociedade, que baseia sua vida no consumo desenfreado. Enxergar a petrodependência é o primeiro passo para a libertação. Mas, ela se torna realidade mesmo, a partir das mudanças de hábito. E não há dúvidas de que quanto mais cedo essas mudanças acontecerem, melhor. Como diz o dito popular ”é cedo que se torce o cipó”.

Foto: Território do Brincar

De acordo com um conceito froebeano de educação infantil, a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável. Froebel, criou o formato de Jardim de Infância e também a metodologia lúdica, a partir de brincadeiras e jogos como método, para o que ele chamou de “auto- educação”.

Serão sete atividades ao longo da semana, todas interativas e que estimulam a criatividade. Confecção de maracás (instrumento musical), a partir de materiais recicláveis, oficina de desenho inspirados em histórias, oficina de carteira feita com caixas de leite, contação de histórias, entre outras.

Renata Meirelles (SP), coordenadora do projeto de pesquisa “Território do Brincar”, traz a oficina “Vamos brincar livre de petróleo?(04 de Setembro/ sexta-feira, das 10 h às 11 h), na qual ela apresentará brinquedos e brincadeiras não convencionais, inventadas  por crianças de várias partes do Brasil.” São brinquedos e brincadeiras já prontas ou inventadas por crianças deste vasto e diverso brasilzão, que não precisa comprar. Vou mostrar aos participantes como elas constroem os brinquedos…”. De acordo com a educadora, uma das coisas que se constatou com a pesquisa é que, independente da procedência, as crianças “falam a mesma língua”, e que, definitivamente, não precisam dos brinquedos de plásticos para se divertirem.

Foto: Território do Brincar

As atividades serão todas on-line e gratuitas. Para participar, basta acessar o link correspondente, para entrar na sala da plataforma ZOOM, disponível do site:www.areaslivresdepetroleo.org, dentro da programação infantil.

Confira a programação infantil completa:

03 de Setembro

10 h às 11 h

Histórias e desenhos de uma Vida Sustentável 

contação de história/oficina criativa com Renata Apolinário

04 de Setembro/ SEXTA-FEIRA 

10 h às 11 h 

Vamos brincar livre de petróleo? 

oficina com Renata Meirelles (Território do Brincar)

16 h às 17 h 

Brinquedos artesanais como alimento de saúde

oficina com Sandra Milena Guzmán Viracachá

5 de Setembro/ SÁBADO

14 h às 14:30 h 

Construindo sons

oficina de maraca com materiais recicláveis – com Desiré Salles.

15 h às 15.30 h 

Toca da Leitura 

vozes e desenhos com crianças do  Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do ES

6 de Setembro/ DOMINGO

15 h a 15.30 h

Um Protesto Natural 

contação de história com a Cia. Pé de Prosa de História

16 h às 18 h

Aprenda a fazer carteira reciclando caixa de leite com trançado bora 

ateliê criativo com Moema Freitas

*Saiba mais sobre o “Território do Brincar” em: 

https://www.instagram.com/territorio_do_brincar/

https://www.youtube.com/user/TerritoriodoBrincar

https://www.facebook.com/TerritoriodoBrincar

Últimas noticías

Noticias relacionadas