
II Ciclo
Praticar e Fortalecer Redes de Transição Energética
Novembro e Dezembro/2020

Como será o II Ciclo?
CHAMADA ABERTA A GRUPOS EXPERIMENTADORES
Poderão se inscrever grupos do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, serão apoiadas prioritariamente iniciativas capixabas.
Os grupos participantes terão assessoria técnica e apoio com materiais para a implantação das tecnologias (Energia Solar Passivas, Bicimáquinas, Fogões Ecoeficientes e Biodigestores) apresentadas no I Ciclo. Poderão se inscrever grupos que respondam aos critérios:
a) ter concluído o I Ciclo (curso online ou ao menos a aula da tecnologia que quer experimentar)
b) demonstrar capacidade de multiplicação
c) ter condições de registro para colaborar em nossa publicação coletiva
d) ter o compromisso com a “animação” da comunidade virtual
e) ter o compromisso de replicar a tecnologia em ao menos uma comunidade capixaba que não participou do I Ciclo por dificuldades de conectividade e/ou acesso a ferramentas digitais.
A equipe da FASE/ES e do curso avaliarão e selecionarão as iniciativas.
Tenho interesse na Roda D´água e Carro movido a óleo vegetal porém eles não estão na lista acima,
como posso me aprofundar?
No caso específico destas duas tecnologias não abriremos para novas experimentações, teremos o acompanhamento das experiências que já estão em curso no sítio Vilanina Da Mata (Roda Dágua) e pela FASE/ES (carro movido a óleo de cozinha).Todo este processo também será aberto e você poderá ver o passo a passo e realizar em seu território.
Se não me encaixo nos critérios estou fora do processo?
Não! De modo algum. Esta jornada se extende e esperamos que seja longa, coletiva e solidária. Você poderá ter apoios em outros momentos mas por agora, você poderá acompanhar todos os detalhes participando ativamente de nossa comunidade virtual! Queremos que esse processo de implantação experimental seja impulsionador e inspirador para todas as pessoas e juntas vamos encontrando caminhos para a troca e o intercâmbio. Teremos novos espaços de estudos e a orientação dada para o grupo experimentador servirá para todas as pessoas da rede.
Como entro nesta rede?
Inscreva-se em nossa Comunidade Virtual! Poderemos nos comunicar, trocar materiais e acompanhar o passo a passo da implantação das tecnologias, do projeto à execução. As informações dadas aos grupos experimentadores poderão ser de grande valor para que você coloque em prática também em seu território.
