
O Petróleo é muito antigo! Mais que sua vó, sua bisavó e sua tataravó! O Petróleo é feito de muitas histórias e formado no fundo da terra em milhares de anos! Mas, quando ele é tirado de lá, ele não fica feliz…Ele gosta de viver lá, ele é o sangue da terra. E se ele fica infeliz, ele também deixas as águas, o ar e a terra tristes e contaminados. O petróleo não é mal, ele só quer ficar quieto no canto dele.Brinquedos feitos de petróleo não fazem bem a ninguém. Então, brincar com petróleo não parece boa idéia não é? Então, brincar com o que?Vamos pensar junt@s?

HISTÓRIAS DE UMA VIDA SUSTENTÁVEL
Contação de história/oficina criativa
De 10h ás 11h
Com Renata Apolinário
Literatura e artes plásticas juntas e misturadas, na luta de informar nossas crianças em tempos de pandemia.Vamos ler, contar histórias e desenhar.Em busca de novas possibilidades para convivência harmônica dos seres.

CONSTRUINDO SON:MARACÁ COM MATERIAIS RECICLÁVEIS
Oficina
De 16 às 16:30
com Desireé Salles
A maracá é um instrumento de percussão idiofônico, seu som nasce a partir da vibração do seu próprio corpo. Os povos indígenas tem a maracá como um instrumento sagrado, ele geralmente é feito de cabaça, que é o fruto de uma árvore que se chama Crescentia cujete, mais conhecida como árvore-de-cuia ou cabaceira. Ela pode ser utilizada em rituais de cura, para marcar o ritmo dos cantos nas cerimônias e festas. Nós vamos construir e enfeitar a nossa maracá com os materiais que temos na nossa casa!Debate com Lara Sartório (Nestsal/UERJ) e Wilson Coelho (Associação Capixaba de Escritores) mediação: Vitor Taveira (Cineclube El Caracol)

VAMOS BRINCAR LIVRE DE PETRÓLEO?
Oficina
De 10h ás 11h
com Renata Meirelles (Território do Brincar)
Uma troca de experiências com crianças sobre as possibilidades de brincar sem uso de brinquedos e recursos que se utilizam do petróleo. Nessa conversa serão exibidas imagens de brinquedos e brincadeiras registradas pelo Projeto Território do Brincar, em diversas regiões brasileiras onde crianças mostram suas habilidades em manusear materiais diversos e elementos da natureza. Imagens que convidam para uma desconstrução da necessidade do consumo de brinquedos e do uso do plástico em suas brincadeiras.

BRINQUEDOS ARTESANAIS COMO ALIMENTO DE SAÚDE
Oficina
De 16h às 17h
com Sandra Milena Guzmán Viracachá
O brincar livre e com brinquedos artesanais e de materiais naturais; incentiva a imaginação e criatividade nas crianças ao brincar com brinquedos de formas semiprontas, permitindo á criança imprimir suas emoções e sentimentos ao imaginar os detalhes do brinquedo, como gestos, e sons.
Além de permitir o reconhecimento do ser humano como ser natural ao fazer contato com os materiais naturais, que a pachamama nos oferece, fortalecendo assim o amor próprio e o amor pelo mundo que os rodeia.

TOCA DA LEITURA
De 15h às 15:30h
Vozes e desenhos com crianças do Coletivo de Fortalecimento e Emponderamento da População Negra do Sul do Estado.
Crianças do projeto Núcleo de Itapemirim (Joacima), irão apresentar, desenhos, palavras de ordens, depoimentos sobre o que elas fazem para proteger o ambiente, qual o lugar ideal para se viver.

UM PROTESTO NATURAL
Contação de História
De 15h às 15:30h
Com Cia Pé de Prosa de História
Nessa história os animais são os protagonistas, os bichos da cidade estão desesperados com tanto plástico, isopor, poluição e sujeira que o bicho homem produziu. A esperança está num grilo que vive longe dali, onde a natureza é respeitada e valorizada. O grilo, então, propõe uma greve “em que toda a natureza se coloque nessa causa, pra mostrar sua grandeza e o homem, assim, perceba sua mensagem com clareza.
ACOMPANHE NOSSAS REDES!
