É só reciclar? Expostos enganos comuns relacionados ao plástico
Separar o lixo para reciclagem não resolve o problema do plástico. A campanha Julho Sem Plástico acabou de passar, mas é importante que o debate sobre o plástico se faça presente o ano inteiro. Em análise feita por Barbara Unmüßig e repercutida pela Fundação Heinrich Boll (FHB) Brasil, 5 enganos comuns relacionados ao plástico são desvendados e expostos. Se você ainda não viu, confira aqui também o Atlas do Plástico lançado pela FHB Brasil no ano passado.
Foto de Naja Bertolt Jensen disponível no Unsplash
No boletim de julho falamos sobre a campanha Julho Sem Plástico, mas é importante que o debate sobre o plástico permaneça o ano inteiro.
Recentemente, a Fundação Heinrich Boll Brasil publicou uma análise feita por Barbara Unmüßig intitulada “O Mito do Plástico Bom”. No texto, 5 mitos sobre o plástico são discutidos: Menos plástico está sendo produzido; O plástico foi proibido há muito tempo; Não é o nosso lixo que está causando o problema; Tudo é reciclado; Depende de nós.
Confira o texto e análise completa disponível clicando aqui.
Leia mais
Em 2020 foi lançado o Atlas do Plástico, pela Fundação Henrich Boll. O atlas traz fatos concretos, e números que mostram que a história do plástico contada pela indústria é um mito. Precisamos de reduções urgentes na produção e consumo de plástico e regulamentação em nível local, nacional e global para lidar com a poluição do plástico na origem. Confira mais e também encontre o atlas para baixar clicando aqui.
Durante a IV Semana Sem Petróleo, o Cineclube Nem Um Poço a Mais apresentou em uma sessão o debate sobre o filme “A História do Plástico”. O filme mostra as reais causas da crise da poluição plástica e quem luta para mudar isso. Confira aqui:
Últimas noticías
Na COP, Conferência do Clima, enquanto os governos e as empresas apresentam ao mundo, pela 28a vez, seus vagos compromissos contra o aquecimento global, em todo planeta segue acelerada a expansão da indústria petroleira e da sociedade petrodependente.
O Seminário promoveu dois dias de giros por territórios quilombolas de Brejo Grande, no estado do Sergipe
Em nome do desenvolvimento e do progresso, do emprego e do crescimento econômico acelerado, a indústria petroleira devasta Sergipe.
Noticias relacionadas
O longa-metragem, A História do Plástico (The Story of Plastic), é uma exposição marcante que revela a horrível verdade
Adeus Poesia é uma performance cenopoética com Willian Rodrigues (Circo Teatro Capixaba),
Assista à intervenção artística Circo da Roça na Estrada sem petróleo com Thiago Araújo. Uma ação cômica em cenas curtas
Realizado a partir do dia 4 de novembro, o evento segue até o próximo dia 25 com atividades presenciais e virtuais,