Lançamento do livro “Frontera Hidrocarburífera”
Divulgação livro Frontera
Em julho de 2021 foi lançado o livro “Frontera hidrocarburífera: Expansión y violaciones de derechos en Sudamérica”. Um trabalho coordenado por Milson Betancourt, que nas palavras de Esperanza Martínez, reconhecida ativista ambiental no Equador, “leva-nos em uma excursão muito representativa da América do Sul. Direitos humanos, resistência, naturezas, devastação, expropriação, doentes, mortes, são imagens que o percorrem como num filme de terror, nas suas descrições dos impactos do petróleo nesta região."
Em julho de 2021 foi lançado o livro “Frontera Hidrocarburífera: Expansión y violaciones de derechos en Sudamérica”.
Um trabalho coordenado por Milson Betancourt, e que nas palavras de Esperanza Martínez, uma das líderes ambientais mais reconhecidas e influentes do Equador e parte da organização Acción Ecológica e Oilwatch, “leva-nos em uma excursão muito representativa da América do Sul. Direitos humanos, resistência, naturezas, devastação, expropriação, doentes, mortes, são imagens que o percorrem como num filme de terror, nas suas descrições dos impactos do petróleo nesta região. O livro se propõe a compreender que a fronteira petrolífera afeta os territórios não só no sentido horizontal, mas também verticalmente, ‘essas múltiplas dimensões de expansão’, uma vez que o solo, o subsolo e o ar estão interligados. O relatório também apresenta violações dos direitos das defensoras e defensores por meio da criminalização, de processos, assédio ou repressão. Todas essas formas de contenção das resistências locais aparecem como individuais e seletivas, mas são coletivas e afetam toda a rede de vidas territoriais impactadas.´”.
Este livro pretende contribuir para a discussão e debate sobre o papel dos hidrocarbonetos na América do Sul e as perspectivas que se desenham para a sua expansão, mesmo num contexto de pandemia em curso e de uma suposta transição energética.
O livro está disponível para baixar totalmente grátis aqui.
Confira o evento de lançamento do livro na página do Facebook do CEDIB:
Últimas noticías
Na COP, Conferência do Clima, enquanto os governos e as empresas apresentam ao mundo, pela 28a vez, seus vagos compromissos contra o aquecimento global, em todo planeta segue acelerada a expansão da indústria petroleira e da sociedade petrodependente.
O Seminário promoveu dois dias de giros por territórios quilombolas de Brejo Grande, no estado do Sergipe
Em nome do desenvolvimento e do progresso, do emprego e do crescimento econômico acelerado, a indústria petroleira devasta Sergipe.
Noticias relacionadas
O longa-metragem, A História do Plástico (The Story of Plastic), é uma exposição marcante que revela a horrível verdade
Adeus Poesia é uma performance cenopoética com Willian Rodrigues (Circo Teatro Capixaba),
Assista à intervenção artística Circo da Roça na Estrada sem petróleo com Thiago Araújo. Uma ação cômica em cenas curtas
Realizado a partir do dia 4 de novembro, o evento segue até o próximo dia 25 com atividades presenciais e virtuais,