Vamos brincar livre de petróleo?

cartilha-brincarlivredepetroleo_web

Oficina “Vamos brincar livre de petróleo” ministrada por Renata Meirelles (Território do Brincar) dá fruto em material gráfico botânico.

8 de julho de 2021
Compartilhe!

 

com Renata Meirelles (Território do Brincar)

Essa facilitação gráfica é resultado da oficina “Vamos brincar livre de petróleo?”, ministrada por Renata Meirelles durante a IV Semana Sem Petróleo, em 2020. Uma troca de experiências com crianças sobre as possibilidades de brincar sem uso de brinquedos e recursos que se utilizam do petróleo. Nessa conversa foram exibidas imagens de brinquedos e brincadeiras registradas pelo Projeto Território do Brincar, em diversas regiões brasileiras onde crianças mostram suas habilidades em manusear materiais diversos e elementos da natureza. Imagens que convidam para uma desconstrução da necessidade do consumo de brinquedos e do uso do plástico em suas brincadeiras.

BRINCAR LIVRE DE PETRÓLEO

Material gráfico elaborado em folha de papel e ilustrado com recursos naturais, como folhas, flores, raízes e frutos colhidos na cidade. As colorações presentes na imagem são provenientes da cor da cúrcuma e pó de spirulina. Ao centro da imagem o título da oficina ministrada por Renata Meirelles “Brincar Livre de Petróleo”, que nos traz possibilidades de brinquedos com recursos dos nossos territórios produzidos de forma sustentável. O brincar livre de petróleo está ligado em teia ao alimento da criatividade e ao reaproveitamento de materiais! Mas como as crianças do Brasil brincam? O que elas dizem quando estão brincando? AFETIVIDADE! LIBERDADE! IDENTIDADE! Essas são as expressões do ser criança: é o exercício dos sentidos como parte da comunicação, entre o que está dentro e o que está fora. É a construção da identidade de um ser.

Assista a oficina Vamos brincar livre de petróleo?: Oficina com Renata Meirelles/Território do Brincar

Assista à Roda de Conversa Diálogos sobre o brincar livre do petróleo:

Últimas noticías

Noticias relacionadas