Mais um vazamento de petróleo no Espírito Santo!

Nesta terça-feira (15), um grave vazamento de óleo foi registrado na Lagoa Parda, em Linhares,  norte do Espírito Santo. O óleo se espalha pela mata ciliar, pelo manguezal, pelos alagados. Com o aumento das chuvas pode alcançar o Rio Preto e o Rio Doce, e daí até o mar.

A Campanha Nem Um Poço a Mais denuncia mais este crime contra a natureza e contra a vida dos povos de pesca artesanal, ribeirinhos, comunidades indígenas e toda população que habita na região. O vazamento tem volume estimado pela IMETAME Energia, de 7 metros cúbicos e ocorreu a partir do Pólo Lagoa Parda. A IMETAME comprou esses poços maduros da Petrobras em 2020, com crédito do Bandes e do Banestes, e apoio direto do Sr. Governador Casagrande, o governador fóssil.

Até o momento a empresa não apresentou à sociedade local um Plano de Emergência adequado para a contenção do óleo e limpeza da área. Os trabalhadores envolvidos estão em número insuficiente no local. Já circulam imagens nas redes sociais de trabalhadores sem sequer equipamentos de proteção necessários para este tipo de atividade de altíssimo risco.

As comunidades  de Areal e Entre Rios se encontram ilhadas pelo óleo.  Aguardam  um caminhão pipa da empresa para abastecer as famílias da região. Os animais estão sujos de óleo e as famílias que tiveram contato com o petróleo ainda não receberam orientação da empresa ou do Estado.

Este não é o primeiro vazamento que as populações enfrentam em seu território. Na mesma região já houve outros graves vazamentos de petróleo e gás, inclusive, que resultaram em mortes. A exploração de petróleo e gás e sua infraestrutura de apoio na região vem sendo denunciadas há anos pelos seus graves derrames e contaminações, por seus inúmeros crimes ambientais, por sua histórica e sistemática violação de direitos humanos e pela violenta transformação de territórios em áreas de sacrifício ambiental e social.

O Sr. Governador ainda defende e o Estado investe seus parcos recursos para a expansão da indústria petroleira no Espírito Santo. Se em Linhares, um poço maduro pode fazer 7 mil litros de óleo, imagina o que pode acontecer em Presidente Kennedy, no Sul do Estado, onde o Porto Central quer operar com 300 mil barris por dia!

Não há futuro para uma civilização petroleira. Basta de exploração!